segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mametto


Todos os ritmos
 
Mametto, que significa “mãe de todos”, também sabe ser filha, filho e mulher. Como amor de mãe, também não tem medidas nem preferências: bebe do leite de todas as raças, ritmos e harmonias. Sua língua é universal e consegue ir da música erudita à rítmica dos raps-repentes sem limites, como a admiração que sente por sua terra e tudo que vem dela.
 
Mametto é um grupo musical que não podemos classificar, aprisionar em rótulos, mesmo que na sua essência possamos sentir o cheiro doce da Bahia, dos ritmos afros, das tonalidades brasileiras ou de outras influências estrangeiras como o flamenco, a salsa ou até mesmo o rock. Liberdade é seu grito, é seu canto, é a sua música!

Mas se é difícil imaginar onde enquadrar o estilo da Mametto, por causa dessa deliciosa mistura de sons, ritmos e raças, então a gente prefere chamar de estilo plural, diverso e miscigenado. Somos muitos e falamos todas as línguas, nossa voz é nacional e internacional, cantamos para o mundo. É desse cruzamento fértil, pulsante e colorido que nasce a mãe e o pai, “e tudo vira som”.

Ana Mametto (A Mãe)

Ouvir o canto de Ana Mametto basta para perceber que ela é mais que uma cantora, é uma verdadeira intérprete. Vê-la cantando é confirmar a primeira impressão: Ana canta com o corpo e com a alma. Seu timbre de voz, sua afinação e seu suingue são qualidades que a coroaram diante de grandes nomes da música: Carlos Santana, Black Eyed Peas, Scorpions, Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Daniela Mercury são alguns dos artistas com quem ela já trabalhou em concertos e gravações.

Mas Ana não para por aí, ela também empresta seu jeito de sentir e pensar à sua tribo, família que escolheu ter. Suas ideias, musicalidade e emoções estão no DNA das músicas criadas para o grupo, canções bem trabalhadas que passam adiante essa beleza. Se quem puxa aos seus não degenera, a Mametto tem mesmo o coração do tamanho do mundo. Nele sempre tem espaço para mais um.

Yacoce (O pai)

Yacoce é músico de formação acadêmica, e isso é apenas um detalhe diante de sua musicalidade e sensibilidade artística. É muito fácil reconhecer quando algum trabalho tem o toque de Yacoce. Com “gen” dominante, as composições, melodias e arranjos que ele produz são mesmo a sua cara: extremamente elaborados e sem cair em nenhum tipo de elitismo, pois é a partir dos tons simples que ele constrói uma música encantadora, sedutora, envolvente.

Como arranjador, Yacoce dá coerência ao grupo, evidenciando o melhor de cada músico, somando, harmonizando e construindo um estilo próprio.

Seu trabalho é reconhecido e respeitado por grandes artistas, com quem não apenas tocou, mas produziu discos, fez arranjos e direção musical: Armandinho, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Olodum, Ara Ketu, Jammil, Asa de Águia, Roberto Mendes, entre muitos outros. Yacoce é um instrumentista com técnica impecável, reconhecido e aclamado no meio musical.Os Músicos (Os filhos)A família Mametto é grande, unida e tem vários sotaques. Quando todo mundo se junta não tem espaço para diferença, tudo é diversidade. Os músicos integrantes da banda são profissionais consagrados no cenário musical brasileiro, experientes em suas vivências artísticas e musicais, e contribuem para tornar a sonoridade do grupo ainda mais rica.

O grupo Mametto é formado por Ari Bidal (Bateria), Luciano Calazans (baixo), Léo Brasileiro (guitarras e violões), Abará, Elber e Kabo Duca (percussão), Gilberto Jr. (Trompete), Lauro (Sax), Nilce Ramos (vocal), músicos que sob os cuidados de Ana Memetto (voz) e Yacoce (teclados, vocal e direção musical) produzem música de qualidade, inovadora, emocionante, envolvente!

O grupo

Do encontro de Ana e Yacoce, nasce uma afinidade artística e intelectual que determina o caminho que eles tomariam até a criação do grupo. Surge a idéia de misturar os ritmos, sons e a poesia que cada um trouxe de sua própria vivência, e logo surgem belas composições como “Tudo Vira Som”, “Estrela Cintilante” e “Cachoeira”, e grandes parcerias com o mestre Bule-Bule, como “Moreno do Cabelo Cacheado” e “Pra Você Se Apaixonar", que expõem uma nova característica sonora no cenário musical.

Entre as composições do grupo, também podemos ouvir obras de grandes compositores como Saul Barbosa, Mateus Aleluia (Tincoans), Roberto Mendes, entre outros, executadas em arranjos e performances inusitadas.

O grupo Mametto traz uma proposta de som nova, que não se acomoda em estereótipos e recusa a se engessar em pré-definições que geralmente tolhem a criatividade, delimitam fronteiras musicais, tornando-se expoente de modismos ou regionalismos.

A Mametto é todos os ritmos num só ser. Um grupo que pare sons, alimenta a sede do novo e coloca no mundo uma nova maneira de enxergar a música como arte, sentimento e expressão. Somos filhos da pluralidade e mãe de todos os amantes da boa música. Nosso coração bate no ritmo do mundo e aqui sempre cabe mais um.

Um comentário:

  1. Boa tarde, nós da Digital Clip gravamos e gostariamos de disponibilizar gratuitamente, a matéria que foi ao ar no Bahia Meio-Dia com o grupo Mammeto. Para isso, basta nos ligar 33515832 ou mandar para o email angeloaudio@gmail.com o email da assessoria de vocês para que a gente possa enviar o video

    Att
    Angelo Rodrigues
    Unidade de monitoramento da Digital Clip

    ResponderExcluir